Viver na US

A Universidade de Santiago vem trabalhando com afinco para proporcionar aos membros da comunidade académica e da sociedade em geral vivências e experiências que perdurem para a vida. O senso de pertença, traduzido na música “a nós é US, US é di nós” é o mote que nos faz caminhar rumo a uma comunidade académica única, que garanta centralidade à pessoa humana, a diversidade cultural e a inclusão da alteridade. Um espaço de aprendizagem onde o conhecimento e o bem-estar andam de mãos dadas. Por isso, na Universidade de Santiago, colocamos à sua disposição diferentes ofertas socioculturais.

O nosso objetivo é o de contribuir para a revitalização sociocultural dos nossos espaços urbanos e das nossas comunidades, proporcionando aos universitários e ao público em geral um vasto rol de serviços e bens para a sua formação integral e para o seu bem-estar individual e coletivo.

A Universidade de Santiago aposta não só na montagem de estruturas integradas de ensino e formação, mas também na criação de condições que propiciem aos membros da comunidade académica o acesso a serviços e o usufruto de bens simbólico-culturais.

US por dentro

A vida na US decorre sob o signo da leveza, do bem-estar e da sã convivência.

Os nossos espaços são projetados para garantir aos membros da comunidade académica um ambiente aprazível e acolhedor, onde o sonhar e o viver se entrecruzam, despertando-nos para o belo e orientando-nos para o futuro sustentável. (link)

A sociedade como escola, o bem comum como meta

A Universidade de Santiago é norteada pelo princípio de indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão. Ou seja, o projeto académico da US valoriza tanto o que se produz na sala de aula quanto o que provém da comunidade. Nesta base, ao longo dos anos, a US vem se afirmando como uma instituição de forte enraizamento social e que propicia uma formação integral dos seus estudantes, preparando-os para uma plena inserção socioprofissional. Confira as nossas atividades de cariz sociocomunitário:

Para nós os ambientes de aprendizagem devem ser completos, integrados e à altura das necessidades e expectativas não apenas dos estudantes, mas também do público em geral. Por isso, zelamos para que os campi disponham de tudo o que você precisa para se sentir confortável e em casa. Venha conhecer o que reservamos para si.

Bibliotecas da Universidade de Santiago

A Universidade de Santiago possui duas bibliotecas (Campus de Bolanha e Campus de Taiti), com um acervo de cerca de 15.000 livros.
Possui, ainda, o Núcleo de Apoio à Pesquisa, com livros, documentações e publicações diversas de apoio à realização de trabalhos de natureza científica. As duas bibliotecas recobrem diferentes domínios temáticos (com base nos cursos, unidades curriculares e linhas de pesquisa) a que podem aceder os estudantes, seja através de leitura presencial, seja através de empréstimo domiciliário, ou ainda através de leitura e consultas online. Ver Mais

Residência Universitária

A Residência Universitária está no centro das atenções e constitui uma das prioridades da Universidade de Santiago para os próximos anos.
Neste momento, a instituição dispõe de uma RU em Assomada, que tem acolhido estudantes estrangeiros em programas de mobilidade e estudantes da US e dos PALOP. Espera-se, para breve, a disponibilização de uma RU na cidade da Praia e, a médio prazo, a abertura de uma rede de residências universitárias da US, com objetivo de garantir aos estudantes da US habitações condignas a baixo custo. Ver Mais

Restaurante Universitário

A Universidade de Santiago possui um Restaurante Universitário no Campus de Bolanha e um outro no Campus da Praia.
Sob o nome “Sombrera”, os restaurantes universitários da US pretendem funcionar como espaços mistos, voltados para os universitários, mas abertos ao grande público. A ideia é de fazer dos restaurantes universitários um locus de experiências gastronómicas ímpares, garantindo variedades de pratos que façam jus à peculiaridade da cultura crioula e à sua vocação cosmopolita. Em Assomada, o Restaurante Sombrera ocupa uma área 650m2 e possui uma arena contígua com cerca de 850 m2, perfazendo um total de 1500m2. Para além disso, integra uma Esplanada, o “Kantinhu di Tera” que pretende ser um espaço de degustação e aprendizagem sobre os produtos made in Cabo Verde. Na Praia, o Sombrera ocupa uma área de cerca de 1450 m2, com vista panorâmica sobre a cidade da Praia, esplanada e amplos espaços de convívio e lazer. Ver Mais

Livraria Universitária

A Universidade de Santiago possui uma Livraria Universitária, a NexUS, que disponibiliza livros técnicos e especializados, destinados tanto à comunidade académica, como ao público em geral.
Ao longo dos anos, a NexUS tem realizado feiras de livros, visando despertar os estudantes para a necessidade de disporem do seu próprio acervo bibliográfico. Ver Mais

Editora Universitária

A US possui uma Editora Universitária, a US Edições, que vem apostando em publicações de livros e revistas de natureza científica, bem como de obras que estejam voltadas para a promoção da língua materna, o crioulo. Com vários livros publicados, a US Edições vem se empenhando na promoção da leitura e na internacionalização dos autores. Para tal, celebrou importante acordo de coedição com a editora Rosa de Porcelana, com a qual instituiu a coleção Brianda, voltada para a publicação de obras emanadas da academia. Sob a chancela da US Edições, a Universidade de Santiago publicou a Revista Cabo-verdiana de Ciências Sociais e a Revista Jurídica da Universidade de Santiago, bem como livros de autores diversos, com destaque para os poetas José Luís Tavares, José Luís Hopffer Almada, Tomé Varela e Adelino Barros e para o professor e investigador Nardi Sousa. Ver Mais

US Sport Club

A Universidade de Santiago, ciente de que a prática desportiva constitui uma das mais fiáveis vias de inclusão e de partilha, vem apostando na promoção do desporto universitário, em suas diferentes modalidades e valências.
O US Sport Club pretende ser um marco na vida universitária, garantindo a integração de jovens desportistas na academia e, com isso, ajudá-los não só a se prepararem para uma adequada inserção socio-laboral futura, mas também a aprimorarem e otimizarem as suas competências técnicas e desportivas. Através da US Sport Club, a Universidade de Santiago espera, ainda, reforçar a sua política de extensão, mediante promoção de intercâmbios desportivos e participação dos jovens na vida comunitária. Ver Mais

Universidade de Santiago, o melhor de nós para o maior dos sonhos.