Cabo Verde é um país cuja história esteve assentada na luta solidária dos ilhéus pela existência e coexistência. Nesta base, fazendo jus ao seu modelo societário inclusivo, e ciente da necessidade de aprimoramento de mecanismos que facilitem, a revalorização das fontes de significado coletivas e específicas de grupo e dos tradicionais laços de solidariedade que historicamente marcaram as relações interpessoais em Cabo Verde, a Universidade de Santiago criou o projeto de intervenção sociocomunitária, intitulado “Santiago Solidário”.
Uma iniciativa que abre um importante canal para a concretização das atividades de extensão universitária, estabelecendo a prática social, o voluntariado e a cidadania como eixos estratégicos fundamentais para a integração entre a comunidade académica e seu entorno sociocultural.
O pressuposto básico e norteador do projeto é o de que o estar no mundo comunal implica, cada vez mais, a exploração, ativa e criativa, de novas formas de sociabilidade, tendentes a resgatar os fragmentos benéficos do que sobrou de velhas práticas rotineiras. Estando a solidariedade entre estes bens coletivos a reabilitar e partilhar, o “Santiago Solidário” desenvolve as seguintes ações: