Sobre Nós

História

Em 24 de novembro de 2008, no decurso de um acurado estudo e de um longo processo de construção de uma agenda científico-cultural - envolvendo docentes, investigadores e demais atores e instituições -, arrancava, em Assomada, Santa Catarina, a Universidade de Santiago, com um total de 46 funcionários e 337 estudantes, não apenas de Cabo Verde, mas também de São Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau.
Tendo sido pensada a partir do pressuposto de que a economia do conhecimento constitui uma das mais credíveis vias de inserção competitiva de Cabo Verde no mundo e um dos mais eficazes mecanismos de desenvolvimento social e humano, a Universidade de Santiago obteve a sua acreditação a 31 de julho de 2008, por despacho da Ministra do Ensino Superior.
Em 2012, abria-se, na Praia, a ESTG- Escola Superior de Tecnologias e Gestão. Em 2013, em parceria com a Câmara Municipal do Tarrafal, criou-se a ESTNA- Escola Superior de Turismo, Negócios e Administração. A partir de 2016, com o encerramento da ESTNA, a Universidade de Santiago passou a funcionar na Praia e em Assomada. Desde 2016, com a criação da US Virtual, a Universidade de Santiago passou a apostar no EaD, tendo, com isso, alargado as suas ofertas formativas a estudantes estrangeiros, com destaque para os dos PALOP. Hoje, prestes a completar o seu 15º aniversário, a Universidade de Santiago se constitui - e é reconhecida - como uma instituição que muito vem contribuindo para a credibilização/consolidação do ensino superior em Cabo Verde, seja através da formação de largas centenas de quadros nas mais diferentes áreas do saber, seja no amparo e fomento a produção científica, seja ainda nas suas múltiplas e consistentes intervenções em prol da cidadania, da participação e do desenvolvimento social e humano.
Ver Mais

Missão

Através do ensino, pesquisa e extensão, e dentro dos referenciais de excelência, a Universidade de Santiago tem por missão produzir, socializar e aplicar conhecimento nos diversos campos do saber, visando contribuir para a melhoria da qualidade de vida, para o desenvolvimento sustentável, a justiça social e o exercício pleno da cidadania.

Visão

A Universidade de Santiago pretende afirmar-se como instituição inovadora, de referência nacional e marcada pela excelência. Tendo sua agenda própria, a US estará firmemente ancorada na realidade sociocultural local/nacional, de modo a garantir instrumentos e competências para uma adequada inserção socioprofissional, para a cidadania.

Valores

A Universidade de Santiago é uma instituição respeitável fundada em valores fundamentais, incluindo humanismo, cidadania, parceria, diversidade, profissionalismo, inovação e confiança. Esses valores refletem o compromisso da universidade em cultivar o pensamento crítico, promover os direitos e responsabilidades individuais e sociais.

Campus de Bolanha

O Campus de Bolanha ocupa uma área de cerca de 17.500 m2, no centro da cidade de Assomada. Erigido sob o signo da sustentabilidade, o Campus caracteriza-se pela valorização do espaço verde, pela sua leveza arquitetónica e pelo excelente estado de conservação das suas infraestruturas.

CAMPUS DA PRAIA

O Campus da Praia, recentemente inaugurado, ocupa uma área de cerca de 3000m2, nos pisos recuados do “Shopping Cidades”. Trata-se de um Campus moderno, situado no centro da cidade e que alberga várias salas de aula, Sala de Conferências, Cantina, Restaurante, Biblioteca, US Virtual e amplos espaços de convívio e lazer.





Universidade de Santiago

Ranking

A Universidade de Santiago classificou-se na primeira posição do Globethics University Ranking 2022, com a pontuação total de 9247.6. Este ranking que se destina a avaliar as instituições do ensino superior a partir da perspetiva da ética, da sustentabilidade, da integridade e do compromisso com o futuro, foi promovido pela Globethics.net, uma organização não governamental internacional que trabalha para a liderança ética através da integração de compromissos académicos e públicos.

Fatos e números

DADOS E INDICADORES DA UNIVERSIDADE DE SANTIAGO

0 Diplomados
Licenciatura: 1343
Mestrado: 35
0 Colaboradores
PESSOAL DIRIGENTE E TÉCNICO: 90
PESSOAL DOCENTE: 143
0 Mobilidade
ESTUDANTES DE INSTITUIÇÕES ESTRANGEIRAS NA US: 22
ESTUDANTES DA US EM INSTITUIÇÕES ESTRANGEIRAS: 37
0 Cursos
LICENCIATURAS: 14
MESTRADOS: 8
CURSOS NÃO CONFERENTES DE GRAU: 3