Através do ensino, pesquisa e extensão, e dentro dos referenciais de excelência, a Universidade de Santiago tem por missão produzir, socializar e aplicar conhecimento nos diversos campos do saber, visando contribuir para a melhoria da qualidade de vida, para o desenvolvimento sustentável, a justiça social e o exercício pleno da cidadania.
A Universidade de Santiago pretende afirmar-se como instituição inovadora, de referência nacional e marcada pela excelência. Tendo sua agenda própria, a US estará firmemente ancorada na realidade sociocultural local/nacional, de modo a garantir instrumentos e competências para uma adequada inserção socioprofissional, para a cidadania.
A Universidade de Santiago é uma instituição respeitável fundada em valores fundamentais, incluindo humanismo, cidadania, parceria, diversidade, profissionalismo, inovação e confiança. Esses valores refletem o compromisso da universidade em cultivar o pensamento crítico, promover os direitos e responsabilidades individuais e sociais.
O Campus de Bolanha ocupa uma área de cerca de 17.500 m2, no centro da cidade de Assomada. Erigido sob o signo da sustentabilidade, o Campus caracteriza-se pela valorização do espaço verde, pela sua leveza arquitetónica e pelo excelente estado de conservação das suas infraestruturas.
O Campus da Praia, recentemente inaugurado, ocupa uma área de cerca de 3000m2, nos pisos recuados do “Shopping Cidades”. Trata-se de um Campus moderno, situado no centro da cidade e que alberga várias salas de aula, Sala de Conferências, Cantina, Restaurante, Biblioteca, US Virtual e amplos espaços de convívio e lazer.
A Universidade de Santiago classificou-se na primeira posição do Globethics University Ranking 2022, com a pontuação total de 9247.6. Este ranking que se destina a avaliar as instituições do ensino superior a partir da perspetiva da ética, da sustentabilidade, da integridade e do compromisso com o futuro, foi promovido pela Globethics.net, uma organização não governamental internacional que trabalha para a liderança ética através da integração de compromissos académicos e públicos.