US RECEBE PROFESSORAS DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA NO ÂMBITO DE PROJECTO PARA IMPULSIONAR LEITURA EM CABO VERDE

US RECEBE PROFESSORAS DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA NO ÂMBITO DE PROJECTO PARA IMPULSIONAR LEITURA EM CABO VERDE

US RECEBE PROFESSORAS DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA NO ÂMBITO DE PROJECTO PARA IMPULSIONAR LEITURA EM CABO VERDE

No âmbito do Programa de Mobilidade Internacional entre a Universidade de Santiago e o Instituto Politécnico de Coimbra, a US recebe esta semana duas professoras do IP Coimbra: Sofia Gonçalves e Ana Santiago. O destaque vai para o lançamento do Projeto "Viajar com os Livros", no qual a Universidade de Santiago se prepara para ser parceira em Cabo Verde.

Na terça-feira, 30 de janeiro, o Campus de Bolanha foi palco da apresentação do Projeto Viajar com os Livros, uma iniciativa com objetivos nobres. Entre eles, destaca-se a criação de espaços de leitura, a promoção do gosto pela leitura nos alunos das escolas do 1.º Ciclo de Cabo Verde, e a contribuição para a formação de cidadãos, proporcionando acesso à informação e explorando as vastas possibilidades oferecidas por um ambiente bibliotecário enriquecido.

Numa entrevista, Sofia Gonçalves expressou a esperança de que este projeto seja integrado em diversas disciplinas e áreas do saber na formação de professores, facilitando a transferência de conhecimento para o contexto educativo. Destacou ainda a importância da língua como um elemento unificador e enfatizou a relevância do gosto pela leitura como catalisador para o sucesso do projeto.

Questionada sobre a vantagem que o Projeto Viajar com Livros trará para a Universidade de Santiago, a professora salientou que a instituição prepara os futuros professores da educação básica e do ensino secundário.

“O objetivo é que o projeto seja aplicado nas escolas de Cabo Verde, tornando-se um espaço de desenvolvimento académico e socioemocional”, completou.

O Projeto "Viajar com Livros", coordenado pela Docente Sofia Gonçalves desde 2009 em Cabo Verde, visa criar Bibliotecas Escolares em várias ilhas do arquipélago. Com colaboração da empresa Mota-Engil, o projeto teve o seu início durante a intervenção da empresa no porto de Palmeira, na ilha do Sal.

Durante o encontro com professores e estudantes da US, foram apresentados detalhes do projeto e discutidas formas de estabelecer linhas de ação e colaboração. Ressalta-se que o Projeto "Viajar com Livros" já contabiliza seis edições, resultando na construção de seis bibliotecas nas ilhas do Sal e Santiago.

No âmbito deste programa de mobilidade, está programada para amanhã, no Campus da Praia, uma conferência sobre "Literacia Financeira" e uma palestra intitulada "Literatura para a Infância e Ambientes Inovadores de Aprendizagem", que decorrerá no Campus de Bolanha, em Assomada.

O intercâmbio promete fortalecer os laços académicos e culturais entre as instituições de ensino superior, promovendo a troca de conhecimento e experiências entre Cabo Verde e Portugal.

#AMIÉUS