DESCE O PANO SOBRE O IV ENCONTRO DA REDE-TER

ABERTURA ANO LETIVO 2023/2024 COM RECEÇÃO AOS CALOIROS

O IV Encontro da Rede Internacional Interdisciplinar de Pesquisadores em Desenvolvimento de Territórios (REDE-TER)

Encerrou nesta quinta-feira, 27 de junho, após três dias de debates na Universidade de Santiago (US), Campus de Bolanha, e também ‘online’. Em jeito de balanço, a professora da US e membro da Rede-TER, Lucilene Gomes, referiu que o evento foi marcado pela troca de conhecimentos e experiências. "Foram três dias de muita partilha e diálogos, sempre com o intuito de promover a interdisciplinaridade e a inovação", afirmou.

A docente destacou ainda a importância das novas experiências apresentadas aos estudantes, consideradas fundamentais para o desenvolvimento académico e científico. "Mostrámos aos presentes um pouco do trabalho desenvolvido pela Rede-TER", acrescentou, completando que durante o evento, que decorreu de 25 a 27 de junho, foram submetidos cerca de 80 trabalhos, todos apresentados em grupos temáticos e que serão depois publicados num e-book.

Por seu turno, Simone Cabral, docente da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) – Brasil e presidente da Rede TER, enfatizou a importância da rede como um espaço de debate interdisciplinar. "O que nos une é um debate plural, focado em pensar os nossos territórios de forma que possamos dar visibilidade e protagonismo aos espaços onde vivemos, estudamos e atuamos," afirmou.

A pesquisadora também destacou a relevância da divulgação dos trabalhos científicos realizados pelos estudantes e a necessidade de a universidade promover momentos específicos para essa divulgação. "O encontro visou compartilhar e somar experiências, reforçando a reciprocidade, o compromisso com o desenvolvimento comunitário e a afirmação dos pesquisadores," concluiu.

O tema deste ano, "Diálogos Integrados: Pesquisa, Ensino e Inovação para o Desenvolvimento do Eixo Sul-Sul", foi abordado em diversas apresentações e discussões, com foco na interdisciplinaridade, na inovação, bem como no desenvolvimento académico e comunitário.



#AMIÉUS