Deutschland online bookmaker http://artbetting.de/bet365/ 100% Bonus.

WEBINAR: “Desafios e oportunidades do Nutricionista em Cenários de Prática Profissional”

O Curso de Nutrição e Qualidade Alimentar da Universidade de Santiago realizou um WEBINAR: “Desafios e oportunidades do Nutricionista em Cenários de Prática Profissional.”

O objetivo do evento foi mostrar os desafios e oportunidades existentes no panorama da execução do profissional nutricionista, e contou com a presença de três palestrantes brasileiras: Professora Doutora Ana Maria Cervato, Professora Doutora Viviane Vieira e Professora Dra. Mariana Meirelles, todas da Universidade de São Paulo.

O evento iniciou com a apresentação de Ana Maria Cervato, que falou sobre a “Atuação Profissional do Nutricionista”, destacando o contexto brasileiro da relação entre a formação e atuação. De acordo com a professora, o “Nutricionista é um profissional de saúde definido pelo conselho Nacional de saúde e o Ministério da saúde do Brasil. “Ele tem o seu espaço através do Sistema único de Saúde (SUS)”.

Falou da Atenção Primaria à Saúde, assegurando que é o grande campo de práticas de alimentação e nutrição, pois, é nela que acontece a vigilância alimentar e nutricional, a assistência nutricional individual de pacientes com distúrbios nutricionais e doenças, a educação em saúde e nutrição na atenção básica, entre outros.

Falou da importância de tentar atingir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável destacando, também, a importância da segurança alimentar. Falando na Segurança Alimentar, falou da Política de Segurança Alimentar e Nutricional, na qual existe um Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Este programa já beneficiou 40 milhões de estudantes em 2015.

De acordo com Ana Maria Cervato, as áreas como Nutrição Clínica, Nutrição em Alimentação Coletiva e Nutrição em Saúde Coletivas são algumas das áreas de atuação dos Nutricionistas no Brasil.

Por fim, falou de três desafios ou oportunidades no cenário de prática, quaias sejam a sustentabilidade, a tecnologia e o processo de trabalho.

Por sua vez, a mestranda Mariana Ruocco falou do “Marco de Referência para a Educação Alimentar Nutricional para as Políticas Públicas”, que é um documento publicado em 2012 e constituído pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, em parceria com outros ministérios. Este documento tem como objetivo promover um campo comum de reflexão em orinetaçãovolt5ada para a Educação Alimentar e Nutricional (EAN), ampliar a discussão, apoiar os diferentes setores, integrar estratégias mais amplas, bem como melhorar a qualidade de vida.

Falou, também, dos princípios para as ações de EAN destacando a sustentabilidade social, ambiental e económica, a abordagem do sistema alimentar, a promoção do autocuidado e da autonomia, entre outros.

A mestranda disse que esse trabalho de pesquisa levou-a ao desafio de “criar um adendo ao marco de referência com exemplos de atividades educativas que pudessem evidenciar a possessibilidade de abordagem de mais um princípio em uma mesma atividade.”

Por seu turno, Viviane Vieira falou da “Atuação do Nutricionista para a promoção, proteção e apoio ao Aleitamento Materno”, destacando a importância do aleitamento materno nos primeiros mil dias da criança, bem como os impatos individuais e coletivos.

Falou, também, do aleitamento materno na perspetiva do Direito assegurando que “o direito de amamentar é aplicável ao binómio mãe/filho. A mãe e a criança têm o direito à amamentação.” Mas também falou do Nutricionista e o Aleitamento Materno.

Relativamente à promoção do aleitamento materno um grupo de mulheres no qual ela, também, participa tem desenvolvido ações educativas, atividades de ensino e de pesquisa e através das redes sociais.

No entanto, Vieira ressalta alguns desafios e oportunidades relativamente ao aleitamento materno, destacando a formação fragmentada e com poucas vivências práticas, atuação muito tecnicista, espaço pouco ocupado pelo profissional.

 

Andreia Pereira

Download Template Joomla 3.0 free theme.

Newsletter

Cadastre o seu E-mail e receba as nossas novidades.

Contactos

Está em... Home Notícias e Eventos WEBINAR: “Desafios e oportunidades do Nutricionista em Cenários de Prática Profissional”