Deutschland online bookmaker http://artbetting.de/bet365/ 100% Bonus.

Webinar: Universidade de Santiago acolhe a IV Edição do “Café Com Gestores”

O Curso de Gestão de Empresas da US realizou a IV Edição do "Café com Gestores", sob o tema: Gestão no Setor Bancário: Especificidades, práticas, e desafios. O evento esteve a cargo do economista, Dr. Félix Moniz Delgado, ex-aluno da US, com experiências de gestão no setor bancário e, atualmente quadro do Ministério das Finanças.

O orador iniciou o evento falando do funcionamento do sistema financeiro. Passando, posteriormente, a falar sobre a especificidade dos bancos. Félix falou do modus operandi dos bancos, salientando que estes, no exercício da sua atividade, enfrentam o trade-off básico entre o satisfazer os compromissos de conceder empréstimos ou reduzir a flexibilidade para aumentar a liquidez dos seus ativos. Ou seja, “se os bancos adotarem uma postura “agressiva” em relação ao risco, não privilegiando a liquidez e aumentando o descasamento entre ativos e passivos, deverão obter maiores margens de lucro e vice-versa.

O orador realçou que, no contexto bancário, existe o risco e que este pode sair de uma situação previsível ou não “o risco é a probabilidade de perda”. Neste caso, assegurou que recorre-se a estratégias ações e os instrumentos para a gestão de risco. Acrescentou, ainda, que existem três tipos de riscos bancários quias sejam: financeiros, não financeiros e outros riscos.

Félix finalizou assegurando que, o contexto da pandemia trouxe uma situação nova para o setor bancário, tendo em conta o choque simultâneo, tanto do lado da procura global da economia como do lado da oferta global da economia.

Daí que, esta situação constitui um desafio a nível do contexto económico especificamente a nível do setor bancário. Portanto, o orador afirmou que os bancos terão que enfrentar alguns desafios perante o contexto do Covid-19, tais como: melhorar a rentabilidades, reduzir o stock de créditos Malprado (NPL); desfazer dos imoveis conseguidos no Processo Contencioso; revisão do modelo de negócio, intensificação de formação para colaboradores para dar respostas ao novo paradigma no setor.

Após o debate, o Coordenador do Curso de Gestão de Empresas, Adilson Monteiro, agradeceu ao orador pela disponibilidade de participar neste evento, assegurando que é um grande orgulho ter um ex aluno da US a falar de um tema tão importante nos dias de hoje. “Fez uma apresentação brilhante, trouxe muitos elementos da área de gestão bancária. É um orgulho grande para a US ter um profissional que vai e volta para partilhar com os nossos alunos, afirmou.”

Félix agradeceu o convite, assegurando que foi na US que aprendeu tudo e que esta experiência de partilha é muito importante. Deixa um conselho para os estudantes “aproveitem os corredores, aproveitem os cafés, ali é que saem as melhores ideias. Conversem com os professores e aproveitem a oportunidade”. Assegurou ainda, que o momento de aproveitar é agora, principalmente, porque a US já está num patamar muito avançada. “A Universidade encontra-se num nível bem que eu gostaria de estar ali com esta oportunidade que estão tendo, declarou.”

De salientar que já se está a preparar a próxima edição do “Café com Gestores” com oradores nacionais e internacionais.

 

Andreia Pereira

Download Template Joomla 3.0 free theme.

Newsletter

Cadastre o seu E-mail e receba as nossas novidades.

Contactos

Está em... Home Notícias e Eventos Webinar: Universidade de Santiago acolhe a IV Edição do “Café Com Gestores”