Deutschland online bookmaker http://artbetting.de/bet365/ 100% Bonus.

Estagiárias do IPL fazem balanço positivo do estágio em Cabo Verde

As alunas do 4º ano do curso de Nutrição e Dietética do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), Heliane Gomes e Teresa Vila Lobos, terminaram o estágio curricular na Universidade de Santiago (US).

Durante um mês, as alunas executaram um leque de atividades em Nutrição Comunitária no Centro de Saúde de São Salvador do Mundo (Picos) e na US, juntamente com alunos dos cursos de Nutrição e Qualidade Alimentar e de Enfermagem.

As estagiárias fizeram um balanço positivo do estágio em Cabo Verde, afirmando que “foi muito positivo, a começar pela parte dos recursos humanos, do acolhimento. Nós nos sentimos muito bem acolhidas, como se estivéssemos em casa, dentro da mesma família. Foi o que nos fez sentir ainda mais confortáveis e mais seguras”, declarou Teresa Vila Lobos.

De acordo com Lobos, nas primeiras semanas o trabalho foi muito mais local: “estivemos na US a fazer trabalhos de pesquisa e definição das atividades que nós iríamos realizar nas diversas comunidades”.

Já na segunda semana, começaram a estar em contato com algum público. Durante o estágio, supervisionadas pelo Coordenador do curso de Nutrição e Qualidade Alimentar da US, realizaram algumas atividades, nomeadamente: palestra sobre diabetes no Centro de Saúde em Assomada; mitos relacionados com a questão da alimentação das diabetes e os géneros alimentares; palestra sobre a sensibilização no que diz respeito a higiene e segurança alimentar das vendedeiras.

 Após as primeiras atividades, a estagiária conta que foram recebendo várias solicitações “que achei muito curiosas porque acabaram por fazer com que realmente as pessoas, apesar de saberem que nós somos estagiárias e que estamos aqui num país diferente de Portugal, estavam sempre curiosas em querer trocar informações, com os mitos e intercâmbio de saber entre colegas, mesmo também entre funcionários da área de saúde”.

 “Para além dessas atividades, também fizemos outras. A principal, que teve maior cobertura, foi aquela que foi desenvolvida no Centro de Saúde dos Picos, no concelho de São Salvador do Mundo. Estivemos lá praticamente todas as semanas, três vezes por semana, onde fizemos consultas e atendimentos aos utentes com alguns problemas muito graves, no que diz respeito à saúde: os doentes que sofrem de hipertensão arterial, diabetes, alguns com doenças cardiovasculares e, também, algumas crianças com desnutrição e excesso de peso”, declarou a estagiária.

Também fizeram parte das atividades desenvolvidas pelas estagiárias ações e sensibilizações nas escolas; foram a jardim de infância, estando em contato com crianças, falando um pouco de alimentação e os cuidados de higiene que elas devem ter; a questão da desparasitação; que é fundamental elas terem a noção de que realmente é importante tomar medicação para evitar que elas fiquem com alguns problemas de saúde.

“Fomos ao ensino básico onde um dos temas estava relacionado com os hábitos alimentares que eles tinham; os erros que eles cometiam no dia a dia, que dizem respeito ao consumo abusivo de açúcar, de fritos, de sal; consumo excessivo do sal; os riscos provenientes do consumo desses alimentos; os alimentos que eles poderiam dar maior preferência; ingestão de alguns frutos”.

Segundo a Teresa, a adaptação em Cabo Verde foi tornando os trabalhos cada vez mais fáceis. “Eu sinto que a nossa adaptação em CV foi crescendo e, à medida que nós íamos conhecendo a cultura e os hábitos, o nosso encaixe nesta comunidade foi cada vez muito mais fechado, no sentido de dizer muito mais encaixado”.

As estagiárias dizem ter sido uma rica experiência terem estagiado em Cabo Verde, de maneira que gostariam de ficar mais tempo, para conhecer melhor os hábitos e a cultura deste arquipélago. Despedem-se garantindo que gostariam de um dia poderem voltar para cá, para passar férias.

“No fundo do coração, eu sinto que foi uma experiência muito enriquecedora, sinceramente. Antes de me ir embora, já estou com saudades, porque eu gostei de estar aqui”, afirmou.

 

Andreia Pereira 

 

Download Template Joomla 3.0 free theme.

Newsletter

Cadastre o seu E-mail e receba as nossas novidades.

Contactos

Está em... Home Notícias e Eventos Estagiárias do IPL fazem balanço positivo do estágio em Cabo Verde