Deutschland online bookmaker http://artbetting.de/bet365/ 100% Bonus.

Confira os principais acontecimentos que marcaram último dia das atividades da Semana Académica da US

Aconteceu, hoje, o último dia das atividades que marcam a Semana Académica da Universidade de Santiago (US), que decorre de 24 a 28 do corrente mês.

Às 10h30, deu-se o início às atividades com webinar sobre “Tradução indireta”, apresentada pela conferencista Nayara Güercio e moderada por Paulo Cabral.

De seguida, às 11h30, aconteceu o segundo webinar do dia, denominado “Literatura infantil: ecofabulação”, sob a moderação de Ana Maria Freire e contando com a apresentação da conferencista Teresa-Cláudia Tavares.

Já no período da tarde, houve o painel, “Refletir Direito”, com Dr. Nilton Paiva, Mestre Anderson Barbosa e Mestre Mirtes dos Santos. Ao mesmo tempo acontecia “Enfermeiros: uma voz para liderar”, com Ana Margarida Barbosa, enfermeira do HRSFA; Iria Santiago, enfermeira do HBS; Artur Veiga, enfermeiro do HA; Sara Monteiro, enfermeira do HRRF; e Aniceto Tavares, enfermeiro da RSSN.

Quando eram por volta das 16h00, acontecia o painel, “Sustentabilidade turística: Cabo Verde e Guiné-Bissau”, com os seguintes subtemas: “Turismo e desenvolvimento sustentável: o caso da Guiné-Bissau”, proferido por Fernando Vaz, Ministro do Turismo da Guiné-Bissau; e “Benchmarking da estratégia operacional da Vila Verde Resort”, sob a responsabilidade de José Luís Mascarenhas, da Universidade de Santiago.

E para fechar o dia e a Semana Académica da Universidade, houve "Escola atual: desafios no futuro", com o orador Leandro Guimarães.

De recordar que a Semana Académica da Universidade de Santiago decorreu de 25 a 28 do corrente mês, sob o lema “(Re)encontro com o outro: crescimentos partilhados”, marcada por um conjunto de atividades que, devido à situação atual em que vivemos e para evitar a propagação do vírus da covid-19, foram desenvolvidas em online.

 

Texto: Jair Furtado e Anilza Rocha

 

Workshops sobre Ensino Inglês como Língua Estrangeiras e Soft Skills e Empregabilidade marcaram o terceiro dia da Semana Académica da Universidade de Santiago

Aconteceu, hoje, o terceiro dia da Semana Acadêmica da Universidade de Santiago (US), que decorre de 24 a 29 do corrente mês, sob o lema “(Re)encontro com o outro: crescimentos partilhados”, marcado por um conjunto de atividades.

Pelas 10h00, aconteceu o primeiro Workshop sobre o “Ensino Sobre Inglês como LE”, moderado por Donzília Soares e apresentado pela conferencista: Rita Zurrapa, no qual falaram em como dar aos alunos a liberdade de criar e aprender e apresentaram as competências que devem ser colocadas em práticas para uma aprendizagem saudável.

Ao mesmo tempo ocorria o Workshop “Soft Skills e Empregabilidade “sob moderação de Ester Silva e apresentação da Dr. Diva Gomes.

Às 10h30 decorreu a conferência “Covid 19: Vacinação: importância e impacto” com seguintes subtemas: 1) Vacina e sua importância proferida pela Docente da US Tânia; 2) Calendário Vacinal em Cabo Verde: o papel do Enfermeiro apresentado pela enfermeira Neida Rompão; 3) Aspetos farmacológicos das Vacinas apresentado pela Bastonária da Ordem dos Farmacêuticos de Cabo Verde Marcília Fernandes, no qual também falaram da importância da vacinação contra a covid-19 e da Hepatite B.

No mesmo horário deu-se o início da conferência “Novos horizontes para o jornalismo comunitário: Soluções colaborativas e construtivas centradas/lideradas pela comunidade”, onde se discutiu como o jornalismo Comunitário ganha recursos fazendo jornalismo, bem como a especialização que o jornalismo comunitário tem feito, pelo Doutor Bernardo Mattos, da Roger Williams University, dos EUA.

Pelas 14:30, a coordenação do Curso de Nutrição e Qualidade alimentar trouxe os seguintes temas:  Rotulagem dos alimentos - Principais desafios em Cabo Verde preferida por Verena Furtado - Técnica da ERIS e Formação: Técnicas Emergentes na Conservação dos alimentos, que ficou sob a responsabilidade do Professor Adalberto Vieira. Na mesma altura acontecia a Formação em MatLab, pelo professor Adilson Almeida.

Já por incumbência do Professor Doutor Pedro Matos discutia-se o Lugar de África na Distribuição Global das Vacinas Contra a Covid-19 isso quando já eram 16h00. Na mesma hora, a encargo de Ana Maria Costa e Silva falava-se do Papel da Mediação na construção de uma Relação Pedagógica Saudável.

E assim chegou ao fim mais um dia da Semana Acadêmica US, lembrando que amanhã estão previstas mais atividades. 

 

Texto: Jair Furtado e Anilza Rocha 

 

 

Confira os principais acontecimentos que marcaram o segundo dia da Semana Académica

O segundo dia da Semana Académica da Universidade de Santiago, sob o lema “(Re)encontro com o outro: crescimentos partilhados”, foi marcado por um conjunto de atividades entre debates e formações.

Às 8:30, a coordenação do curso de Engenharia Informática promoveu uma formação prática, denominada "Formação em R”, que ficou sob a responsabilidade do professor Robert Sousa.

Já às 10:30, sob a moderação da jornalista e professora Ilda Fortes, houve "Cabo Verde em debate", debate esse que ficou a cargo do Doutor  Artur Correia, onde abordaram-se temas relacionados com a saúde e, sobretudo, com a pandemia da covid-19.

Já no período da tarde, por volta das 14:30, o Departamento de Ciências da Saúde, Ambiente e Tecnologia  promoveu os "Cuidados de saúde em tempos de pandemia", com os seguintes temas: 1) “Nutrição em tempos de pandemia”, que foi tratada pela Dra. Alzerina Monteiro, presidente da ACNUT (Associação Cabo-verdiana de Nutricionistas);  2) “Abordagem da nutrição no âmbito do IDNT”, que ficou à responsabilidade da Dra. Irina Spencer (coordenadora nacional de Nutrição); 3) “A importância do exercício físico em tempos de pandemia”, a cargo de Dulcídio Ferreira, fisioterapeuta.

Às 16 horas, aconteceu o painel, “A (Re)Afirmação da Mulher no Mercado de Trabalho”, em que foram discutidos os seguintes pontos: “A (re)afirmação da mulher no mercado de trabalho” e “Testemunhos de mulheres empreendedoras dos PALOP”. Com os testemunhos de: Ayssusamira Pinto sobre “Corpos e Aromas” (São Tomé e Príncipe); Elisete Varela sobre “Lanches da Cidade” (Cabo Verde); Leila e Liliana Carvalho sobre “A Cesta” (Cabo Verde); Susete Lopes sobre “SL Eventos e Produções” (Guiné-Bissau); Elima Cabata sobre “Elinvete, Lda.” (Angola).

E, para encerrar o segundo dia da Semana Académica US, foram discutidos e analisados os seguintes temas: “A ética e o comportamento ético: uma nova visão”, pelo Dr. António Baptista de Pina Tavares (economista/consultor económico, financeiro e organizacional/presidente da Fundação Pensamento Positivo e Universal);

 “Perfil e exigências do mercado de trabalho”, pelo Liver Gomes, diretor do Centro de Emprego e Formação Profissional de Santa Cruz e, por último e não menos importante, “A língua portuguesa no mundo: uma língua una e homogênea – uma análise do imaginário da língua portuguesa”, à responsabilidade da oradora Mariana Ribeiro.

 

 

Jair Furtado

A Universidade de Santiago recebe visita de cortesia do Senhor Presidente do Governo Regional do Príncipe

A Universidade de Santiago (US) recebeu hoje, dia 26 (de maio de 2021), uma visita de cortesia do Presidente do Governo Regional do Príncipe (GRP), Filipe Nascimento. As duas entidades celebram, também, um protocolo com a finalidade de estabelecer as formas de colaboração entre as partes.

No seu discurso, o Presidente do Conselho da Administração da SCC, David Hoppfer Almada, manifestou a satisfação de ter contribuído para a criação da Universidade de Santiago, enaltecendo a todos os que também contribuíram e trabalharam com “muito pulso, muita vontade e muita capacidade de resistência para nos aguentarmos até hoje”.

“Felizmente bem, porque temos uma sociedade hoje sustentada, com nome, com respeito e procurada por todo o lado”, disse o dirigente que afirmou a sua satisfação em receber o GRP, assegurando que “é com grande satisfação que eu me sinto e que nos sentimos cá hoje. Mas esta satisfação redobra-se ainda de valor para mim, quando vejo alguém de outro país a pedir essa nossa contribuição também, ao assinar este protocolo”.

Hoppfer finalizou fazendo um pedido ao dirigente do GRP. “Eu peço que aceite e transmita ao seu povo que nós, aqui, estamos satisfeitos por o receber, mas também que este povo está satisfeito”.

Por sua vez, o Presidente do GRP, Filipe Nascimento, agradeceu o acolhimento do projeto proposto e diz que a US faz jus ao slogan “Universidade de Santiago, uma marca para a vida, uma porta para o mundo”, pois, a US chegou ao Príncipe.

“Neste momento temos a frequentar a US quase dezenas de pessoas”, disse. Portanto, o dirigente diz que não poderia ser indiferente a todo o sacrifício que assiste aos alunos do Príncipe que estudam na US. “Eu me senti na obrigação de sair de casa para ir ao encontro do nosso interlocutor que é a US e manifestar o nosso interesse em permitir que os alunos, que por razões laborais não têm oportunidade de se deslocar para estudar presencialmente, tivessem essa oportunidade no Príncipe”, acrescentou.

Nascimento assegurou que, com este protocolo, estão a dar um passo histórico, na medida em que levarão essa oportunidade ao Príncipe, criando condições para que muitos da ilha venham para a US. “Por isso, não só tenho que agradecer esta abertura, mas também dizer-vos que estamos aqui a criar as bases para que a US continue a apostar na sua internacionalização”.

Acrescentou, ainda, que esse protocolo traz ganhos imediatos e este ganho é que os alunos ou potenciais interessados a frequentarem o ensino superior já sentem uma abertura, porque a Universidade já a tinha dado e agora vai chegar com o apoio institucional do Governo Regional.

“É para nós especial estabelecer esta parceria com uma instituição cabo-verdiana, visto que a ilha do Príncipe é habitada por cerca de 80% da população cabo-verdiana e descendentes”.

O presidente mostra a sua satisfação e emoção em estar na US, manifestando a abertura em receber representantes da Sociedade ou da Universidade, afirmando que a US hoje não é uma universidade só de Cabo Verde mas, sim, do mundo.

“São muitas pessoas que estão a seguir e a frequentar a vossa Universidade no ensino à distância. Conheço pessoas em São Tomé e em Príncipe que estão muito satisfeitas em frequentar os vossos cursos, falam da qualidade do ensino, da pedagogia e da vossa capacidade organizativa.

Terminou felicitando e agradecendo à US mostrando disponibilidade para, “em conjunto, daqui a uns anos, estarmos a olhar para trás e ver que valeu a pena, pelo número de pessoas que vamos formar na US”.

 

Andreia Pereira

 

Download Template Joomla 3.0 free theme.

Newsletter

Cadastre o seu E-mail e receba as nossas novidades.

Contactos

Está em... Home Notícias e Eventos