Universidade de Santiago celebra o Dia Internacional do Sono com uma conversa aberta

Para celebrar o Dia Internacional do Sono, que se assinala no dia 18 de março, a Universidade de Santiago vai realizar, amanhã, 24 de março, pelas 10h30, uma conversa aberta intitulada “Os mecanismos e influências do estresse e alimentação na regulação do sono”. O evento esteve a cargo da psicóloga Evelyse Mette e do nutricionista Ricardo Mendes

O objetivo do evento foi sensibilizar a comunidade académica sobre a importância do sono, as influências do estresse e da alimentação sobre o mesmo, e estratégias para melhorar a qualidade do sono.

Durante a sua apresentação, Evelyse Mette falou dos mecanismos neurofisiológicos do estresse e sono; sinais de alerta e problemas relacionados com o sono; transtornos/distúrbios comuns do sono e estratégias para uma boa regulação do ritmo do sono e vigília.

Por sua vez, Ricardo Mendes falou do papel da alimentação na influência do sono, estratégias para dormir bem, assim como alguns passos práticos.

Durante o debate, ficou claro que o sono é importante para as nossas funções fisiológicas, memória e metabolismo. Portanto, os adultos precisam de 7 a 9 horas de sono todas as noites; um bom sono está relacionado tanto à quantidade como à qualidade que uma pessoa dorme em uma noite.

De salientar que a irritabilidade, a preocupação e o estresse afetam o sono e, para gerir o estresse, é preciso adotar um conjunto de hábitos, tais como: exercício físico, silêncio na hora de dormir, substituição de pensamentos negativos por positivos, evitar consumo de bebidas tóxicas, entre outros.

No que tange à relação do sono com a alimentação, estudos sugerem que os indivíduos que dormem menos têm maior probabilidade de se tornarem obesos. A perda do sono tem sido intimamente associada a problemas no metabolismo.

Portanto, dormir bem traz grandes benefícios para a saúde física e mental, fazendo com que o indivíduo tenha maior força de vontade e produtividade durante o seu dia.

LOCALIZAÇÃO

Reitoria - Campus de Bolanha Avenida Bolanha, Cidade de Assomada - CP 4, Ilha de Santiago, Cabo Verde

CORREIO ELETRÔNICO

REDES SOCIAIS

Contactos

Tel: (+238) 2654154
Fax: (+238) 2654153
Linha verde: 8002526