Deutschland online bookmaker http://artbetting.de/bet365/ 100% Bonus.

Parentalidade: um tema da atualidade

images/par.JPGA Universidade de Santiago acolheu ontem, 22 de janeiro, uma conferência intitulada “Parentalidade positiva promotora do desenvolvimento e da felicidade da criança", com o intuito de estimular os estudantes a apoiarem na divulgação da importância da parentalidade, de forma a permitir que as crianças de Cabo Verde tenham um melhor desenvolvimento.

Durante o evento, a conferencista professora doutora Maria Saudade, do Instituto Politécnico de Leiria, elucidou que este é um tema que está sendo muito discutido na nossa sociedade devido às exigências do dia a dia e direciona-nos para as necessidades fundamentais das nossas crianças, principalmente nos primeiros tempos de vida.

Segundo Saudade, “a ciência diz-nos que uma criança quando nasce, a parte genética é somente uma pequena parte das suas potencialidades para o desenvolvimento e a outra parte vai depender do ambiente que lhe é proporcionado e, inclusive, do papel dos pais nos cuidados que lhe prestam, que deve ser com muito amor”. Aliás, de acordo com a conferencista, são estes e outros condicionantes que determinam a vida desta criança até a fase adulta.

O relacionamento saudável permite que uma criança desenvolva da melhor forma também a sua capacidade de autocontrolo e autossegurança, o que lhe permite ser um adulto capaz e mais seguro, uma pessoa menos estressante.

Sobre o nosso país, Maria Saudade explica que a falta de tempo é uma questão global, mas, muitas vezes, não é esse o problema e, sim, a qualidade. “Não se preocupar somente com a quantidade de tempo que se disponibiliza às crianças, mas, sim, focar na qualidade daquilo que vão fazer durante este tempo”.

Outra questão evidenciada é a monoparentalidade que, também, não é um fator somente de Cabo Verde. A conferencista afirma que isto não prejudica em si a criança, mas a dualidade de critérios utilizados na educação prejudica e muito. E não só. Pode também dificultar o trabalho da mãe, quando não existe uma certa sintonia entre os pais. “É fundamental para a construção e desenvolvimento da personalidade da criança que os pais estejam em sintonia. O que um diz, não pode ser contrariado pelo outro, e é um problema em que vale a pena intervir junto destes pais, sensibilizá-los para, mesmo que não estejam a viver com a mãe, que respeitem as decisões, tendo atenção o bem da criança”.

Maria Saudade, que está aqui em Cabo Verde há já quinze dias, aproveitou para realçar a sua satisfação em relação ao funcionamento do curso de Complemento de Licenciatura em Enfermagem que está a ser ministrado em vários concelhos do arquipélago.

“Não é fácil porque há muitas turmas e às vezes as comunicações não ajudam. Mesmo assim, penso que está a correr melhor do que pensei que iria correr. Talvez não seja igual àquela interação que existe entre professores e alunos na sala de aula, mas o sistema montado está a permitir dinâmicas interessantes”, adianta Saudade.

Saudade diz-nos que os alunos apresentam várias dificuldades, principalmente porque têm família, filhos, trabalham; nos intervalos têm aulas e, depois, têm que estudar. Mas, de forma geral, são dedicados, muito interessados e com uma certa ambição para aprenderem metodologias novas.

Neste ritmo, na visão da docente, se colocarem em prática as metodologias novas que estão aprendendo, em muitas atividades fora da aula, será uma mais valia para o sistema de saúde cabo-verdiano, e isto com resultados visíveis a curto prazo.

Download Template Joomla 3.0 free theme.

Newsletter

Cadastre o seu E-mail e receba as nossas novidades.

Contactos

Está em... Home Notícias e Eventos Parentalidade: um tema da atualidade